sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pet Cafés – A nova moda japonesa

por Japão em Foco em 27 de setembro de 2011

Os Pet Cafés já se tornaram moda no Japão, e é comum encontrar em várias regiões, cafeterias, bares e restaurantes que oferecem esse tipo de serviço. Até a pouco tempo atrás, era comum encontrar os Cat Café ou Dog Café.

Veja exemplos nos vídeos abaixo:

Bow Wow Dog Café em Osaka ali em baixo.

Cat Café Calico em Tóquio ali em baixo.

Mas os horizontes estão se ampliando e agora é possível encontrar também os Rabbit Cafés. Talvez o que tenha contribuído para o aparecimento deles, seja porque 2011 é o Ano do Coelho e a cada mudança no signo chinês é comum os japoneses usarem acessórios com o tema do signo para dar sorte. Pode ter partido daí, a ideia de se aproveitar a temática.
Em Tóquio, por exemplo, existe o Shibuya Usagi (Coelho Shibuya), que é um bar e restaurante, que além dos coelhinhos para entreter a clientela, ainda possui a possibilidade de você pagar a refeição com as Usagi Coins (Moedas Coelho).
Clientes assíduos são premiados com as moedas decoradas e poderão usá-las como pagamento ou descontos em visitas posteriores para determinados itens do menu.

O Usagi to Café (O coelho e o café) em Nagoia, é outro exemplo de Pet Café, que utilizam os coelhinhos como atração principal. Enquanto você aprecia sua bebida, você ainda ganha a companhia de 11 adoráveis coelhos. A Cafeteria cobra 800 ienes, ou seja, quase 20 reais (incluindo a bebida e a gorjeta para os bichinhos é claro).
Segundo o dono do estabelecimento, os coelhos são treinados, muitos dóceis e não oferecem riscos aos clientes. Além disso, os coelhinhos ajudam a distrair e tirar o estresse dos fregueses, que na maioria dos casos, não possuem animais de estimação por morarem em apartamentos apertados ou condomínios que proíbem animais.
No local também é permitido que os clientes levem seus coelhos, caso os tenha. É uma forma de fazer os bichinhos se socializarem, já que passam a maior parte do dia trancados dentro de casa e sem o convívio com os animais da mesma espécie.

Veja o vídeo do Usagi to Café:

http://www.youtube.com/watch?v=TuZKt-2aTTc&feature=player_embedded


Cat Café Calico em Tóquio

http://www.youtube.com/watch?v=CDLMcTLmYUg&feature=player_embedded

Bow Wow Dog Café em Osaka

http://www.youtube.com/watch?v=S6JucnGSmts&feature=player_embedded

Japão tem restaurante de cabeça para baixo




Essa casa, digamos nada convencional, nada mais é que um restaurante, situado na cidade de Matsumoto. O restaurante se chama “Sakasa Resuto” que quer dizer literalmente “de cabeça para baixo”.

Sakasa Resuto ganhou fama internacionalmente após os Jogos Olímpicos de Inverno em 1998 em Nagano. O restaurante é pintado com um clássico branco e telhados pintados de rosa… até aí nada de anormal.
A bizarrice começa antes dos clientes entrarem no restaurante, com placas publicitárias viradas de ponta cabeça já na parte externa do restaurante.
A porta fica localizada no local onde se encontra a “chaminé” da casa. Foi bem pensado, afinal a chaminé pode ajudar os clientes a se molharem um pouco menos nos dias de chuva. ^^
Já na parte de dentro, como já era de se esperar, o restaurante brinca com a gravidade das coisas. A placa de saída de emergência está invertida. No teto os lustres são baldes e também se pode observar um par de suripas, para dar uma real impressão que estamos de cabeça para baixo.
Nesse exótico restaurante até o cardápio é de trás para frente. Nele se pode encontrar espaguete, curry, onigiri (bolinho de arroz recheado), alguns pratos coreanos, entre outros. É, tem que treinar bem os olhos para poder ler esse menu.

Criativos códigos de barra japoneses



A empresa D barcode, é uma empresa especializada em desenvolver códigos de barra personalizados para diversas empresas. São códigos de barra muito criativos e “cute”.

Só os japoneses mesmo, para colocarem arte gráfica até em códigos de barra, que geralmente são tão “sem graça” né… O legal desses códigos personalizados é que são feitos de acordo com o produto. Imagina você comprar um guarda chuva e se deparar com um código de barras como esse:

Veja outros códigos de barra criativo da empresa:










Japão planta girassóis para reduzir a radioatividade:

Ainda bem! Eles tem uma saida!



O Japão ainda procura meios para estancar a contaminação radioativa em solo japonês. Uma forma adotada como testes, foi a mesma utilizada em Chernobyl, há 25 anos atrás: Milhares de girassóis estão sendo plantados para ajudar a absorver a radiação.
Girassóis ajudam a descontaminar o solo de radiação
Apesar de ainda haver escombrosdeixados por terremoto e tsunami, pode-se observar canteiros imensos de girassóis, que brilham com a luz do sol.
Os girassóis reluzentes dão esperanças ao povo japonês de uma breve recuperação do desastre nuclear, que obrigou cerca de 80 mil pessoas que moravam nas redondezas de fukushima daichi, a abandonarem suas casas e irem para abrigos.
Canteiro gigante de girassóis brilham ao sol
A radiação desencadeou uma grande crise economica no país e tornou a vida das pessoas em um verdadeiro caos, pois contaminou o solo agrícola, fazendo com que as plantações não pudessem ser aproveitadas para o consumo. A água também foi contaminada.
Monge budistas do Templo Joenji, estão distribuindo as sementes e recrutaram uma equipe com mais de 100 voluntários para ajudar na plantação das flores. Agora já são 200 mil girassóis florescendo em Fukushima.
Monge budista exibe sementes de girassol que vão ser plantadas por voluntários
Além do girassol, estão sendo plantados também mostarda do campo, amaranto e crista de galo, que segundo os monges budistas, podem ajudar a absorver a radiação do solo. A eficácia, ainda está sendo testada pelos cientistas, mas segundo os primeiros resultados, foram positivos.
Pelo menos em Chernobyl, as flores ajudaram a reduzir os níveis de radiação. Flores plantadas no local foram examinadas e constatou-se a presença de césio e estrôncio em suas raízes.
Apesar de ainda ser um projeto experimental no Japão, japoneses mostram que enfrentam a realidade do desastre com muito trabalho e determinação, procurando formas para ajudar a combater a disseminação da radiação no país.
Trabalho em equipe : Voluntários se unem para plantar girassóis
Trabalho em equipe : Voluntários se unem para plantar girassóis

Arca de Noé versão japonesa pode ajudar sobreviventes em tsunami

Que invenção magnifica!

Após o desastre de 11 de março, algumas invenções estão sendo criadas com o intuito de salvar pessoas em caso de tsunami. Veja essa da empresa de engenharia Cosmo Power Co.: Uma Miniatura da Arca de Noé.

Foi batizada de “Arca de Noé” em referência à citação da Arca no Antigo Testamento descrito na bíblia. A pequena empresa Cosmo Power Co. é fabricante de geradores, porém resolveu inovar, lançando esse produto no início desse mês.
O artefato é redondo e possui 1,20 metros de diâmetro. Seu formato lembra uma bola de tênis gigante e cabe no máximo 4 pessoas. Possui também uma pequena janela e um respiradouro no topo.
A nova invenção que se assemelha a uma cápsula flutuante, é feita de fibras de vidro bem resistente a colisões, segundo resultados de testes que foram feitos. Segundo o presidente da empresa, Shoji Tanaka, a cápsula será capaz de salvar muitas vidas, caso aconteça outro desastre.
A pequena empresa que fica em Hiratsuka, a oeste de Tóquio tem apenas 10 funcionários e a repercussão foi tão boa, que já estão com mais de 500 pedidos e duas unidades já foram vendidas. Pelo jeito vão ter que contratar mais funcionários para suprir a demanda. Cada unidade custa 300 mil ienes (cerca de 7 mil reais).
Há sérios boatos de que um novo tsunami, quem sabe até mais forte que o último, possa acometer o Japão a qualquer momento. Portanto, nada melhor do que se prevenir não é mesmo? O terremoto e tsunami de 11 de março deixou quase 20 mil pessoas mortas ou desaparecidas.
Segundo a empresa, além de servir como salva vidas, a cápsula também pode ser usada como casa de brinquedos para as crianças. Bom…apesar da ideia ser boa, penso nas famílias que possuem mais de 4 membros… Pelo visto, terão que comprar 2 esferas para poder salvar todo mundo.
E também não há espaço para armazenar água e alimentos. Porém, poderá servir como abrigo temporário eu acho…E espero que na prática realmente funcione, pois a fúria da natureza pode ser realmente implacável e devastadora.